SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue44Recovering bodies, rewriting paths: medicine and justice actions towards sexually mutilated boysBetween "real" and "virtual": notions of truth and risk in a Brazilian club for crossdressers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Pagu

Print version ISSN 0104-8333

Abstract

LEITE, Marcia de Paula  and  GUIMARAES, Pilar Carvalho. Tudo muda, nada muda: as implicações do uso das tecnologias de informação sobre o trabalho das mulheres no setor eletroeletrônico. Cad. Pagu [online]. 2015, n.44, pp.333-366. ISSN 0104-8333.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4449201500440333.

Este texto discute as implicações sociais das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) sobre o trabalho, a partir de uma perspectiva de gênero. Como parte de uma pesquisa realizada pela CEPAL em três países da América Latina, entre os quais o Brasil, ele se baseia em um estudo de caso realizado numa fábrica do setor eletroeletrônico na Região Metropolitana de Campinas, Estado de São Paulo. As conclusões do estudo indicam que, tal como apontado em análises anteriores, o trabalho das mulheres não vem sendo enriquecido com a introdução das novas tecnologias.

Keywords : Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs); Setor Eletroeletrônico; Divisão Sexual do Trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )