SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue48Examining fieldwork – Women on scientific expeditions in Brazil in the mid-twentieth centuryWomen without Borders? A Study on The Participation of Women in Unicamp’s ‘Science Without Borders’ Programme: Motivations, Challenges and Impacts on Professional Trajectory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Pagu

On-line version ISSN 1809-4449

Abstract

ROHDEN, Fabíola  and  ALZUGUIR, Fernanda Vecchi. Desvendando sexos, produzindo gêneros e medicamentos: a promoção das descobertas científicas em torno da ocitocina. Cad. Pagu [online]. 2016, n.48, e164802.  Epub Oct 20, 2016. ISSN 1809-4449.  https://doi.org/10.1590/18094449201600480002.

Considerando a interconexão entre gênero e ciência no quadro mais geral de medicalização das sexualidades feminina e masculina, este artigo discute a promoção da ocitocina como novo artefato tecnológico, capaz de capitanear, ao mesmo tempo, as explicações acerca das supostas diferenças biológicas entre os sexos e as expectativas de aprimoramento individual. O foco de investigação é a divulgação de descobertas científicas em torno da ocitocina em diferentes veículos de comunicação no Brasil. Trata-se de apresentar de que maneira a celebrização da ocitocina como componente central de uma bioquímica do amor se inscreve dentro do processo mais amplo de fabricação de dois corpos hormonais distintos e complementares a serviço da reprodução.

Keywords : Sexualidade; Gênero; Medicamentos; Ocitocina; Hormônios.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )