SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue48Unveiling Sexes, Producing Genders: the promotion of scientific discoveries of oxytocinGender, Science and Technology: Traveled Paths and New Challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Pagu

On-line version ISSN 1809-4449

Abstract

FELTRIN, Rebeca Buzzo; COSTA, Janaina Oliveira Pamplona da  and  VELHO, Léa. Mulheres sem fronteiras? Uma análise da participação das mulheres no Programa Ciência sem Fronteiras da Unicamp: motivações, desafios e impactos na trajetória profissional. Cad. Pagu [online]. 2016, n.48, e164804.  Epub Dec 01, 2016. ISSN 1809-4449.  https://doi.org/10.1590/18094449201600480004.

Este artigo apresenta como objeto de estudo o programa de mobilidade estudantil Ciência Sem Fronteiras (CsF), particularmente no contexto da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), buscando elucidar quem são as “mulheres sem fronteiras” da universidade e quais fatores explicativos indicam a superação dessas fronteiras. Os resultados da pesquisa indicam que as mulheres apresentam participação maior no CsF do que no alunado do curso em que estão matriculadas, e que o capital cultural das bolsistas do CsF da Unicamp pode ser um fator explicativo para a transposição das fronteiras no que se refere à participação em programas de mobilidade internacional.

Keywords : Mobilidade Internacional; Programa Ciência sem Fronteiras; Unicamp; Mulheres; Inclusão de Gênero e Capital Cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )