Acessibilidade / Reportar erro

Espelho mágico: produção e recepção de imagens de empregadas domésticas em uma telenovela brasileira* * Esta pesquisa é resultado de dissertação de mestrado defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP em 2013, sob orientação da Dra. Heloisa Buarque de Almeida (Macedo, 2013). A realização da pesquisa contou com auxílio da Fapesp. Agradeço a Julia Goyatá e Dimitri Pinheiro da Silva pelas críticas e sugestões para o desenvolvimento deste artigo.

Magic Mirror: Production and Reception of Images of Domestic Workers in a Brazilian Soap Opera

Resumo

Este artigo analisa aspectos relacionados à produção e à recepção de imagens de empregadas domésticas na televisão brasileira, discutindo, em especial, a telenovela Cheias de Charme (Globo, 2012, 19h30). Apresentando três empregadas domésticas como protagonistas, essa novela incorporou transformações associadas a essas trabalhadoras ao encenar o movimento de ascensão social para a chamada “classe C”, processo socioeconômico adensado na primeira década dos anos 2000. Nesse contexto, este artigo discute como a telenovela relacionou empregadas domésticas, mobilidade social e “autoestima”, revalorizando essas trabalhadoras para, no mesmo passo, reconstruir o discurso sobre mulheres das classes populares enquanto consumidoras.

Empregadas domésticas; Telenovelas; Consumo; Mobilidade Social; “Classe C”

Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br