SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue50The claim to violence: gender, sexuality and the construction of the victim*Gender, sexuality and religious instruction in Brazilian educational policy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Pagu

On-line version ISSN 1809-4449

Abstract

PISCITELLI, Adriana. “#queroviajarsozinhasemmedo”: novos registros das articulações entre gênero, sexualidade e violência no Brasil. Cad. Pagu [online]. 2017, n.50, 175008.  Epub July 06, 2017. ISSN 1809-4449.  https://doi.org/10.1590/18094449201700500008.

O título deste texto alude a uma das diversas hashtagsque circularam no Twitter, no Brasil, em 2016, como parte das reações ao desaparecimento e à morte, no início desse ano, de duas jovens turistas argentinas no Equador. Essas reações tiveram lugar no âmbito do que foi denominado “primavera feminista no Brasil” e são inusuais em um país no qual se até agora se prestou pouca atenção a casos de violência contra mulheres turistas. Tomando-as como ponto de partida, exploro algumas questões metodológicas a serem enfrentadas em estudos sobre as relações entre gênero, violência e turismo e levanto dois pontos vinculados ao debate mais amplo sobre as relações entre gênero, sexualidade e violência. O primeiro remete às condições que tornam certos registros da violência particularmente relevantes para os feminismos. O segundo ponto se refere às ferramentas analíticas que as abordagens teóricas feministas oferecem para refletir sobre essas relações.

Keywords : Violência; Gênero; Sexualidade; Feminismos; Turistas Estrangeiras.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )