Acessibilidade / Reportar erro

Casamento em performance, parentesco em questão: gênero e sexualidade no São João de Belém, Pará* * Agradeço a Luiza Ferreira Lima, antropóloga e amiga querida, pela indicação de leitura do trabalho de Anne Finn Enke (citado nas páginas a seguir).

Marriage in Performance, Kinship in Question: Gender and Sexuality in Belém’s (Pará) São João

Resumo

Conectando dramas sociais e estéticos, as quadrilhas juninas encenam a resolução de um drama social de atribuição de paternidade. Um casamento surge como ação reparadora do drama instaurado, inserindo mulheres e homens em um sistema de relações de parentesco. Entretanto, nos concursos de quadrilha de Belém (Pará), há uma expressiva participação de homossexuais, travestis, transexuais e transgêneros, que desestabilizam, no plano estético, a divisão coreográfica binária entre damas e cavalheiros e, no plano simbólico/social, as concepções tradicionais sobre conjugalidade heterossexual.

Festas Juninas; Marcadores Sociais da Diferença; Drama Social; Antropologia da Performance; Parentesco

Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br