Acessibilidade / Reportar erro

Negociando gênero em desenvolvimento: os feminismos brasileiros em destaque* * Agradeço ao CNPq pela concessão de uma Bolsa de Produtividade (2013-2016) e de Auxílio Pesquisa (2010-2012), bem como ao Pathways of Women’s Empowerment Research Programme, vinculado ao Institute of Development Studies-IDS, da Inglaterra, que tornaram possível a pesquisa na qual se baseia este trabalho. Agradeço também à relevante participação de Carla Gisele Batista, responsável pelas entrevistas com feministas brasileiras, e à Maria Helena Guimarães e Sheila Rodriguez pelas transcrições. * Agradeço ao CNPq pela concessão de uma Bolsa de Produtividade (2013-2016) e de Auxílio Pesquisa (2010-2012), bem como ao Pathways of Women’s Empowerment Research Programme, vinculado ao Institute of Development Studies-IDS, da Inglaterra, que tornaram poassível a pesquisa na qual se baseia este trabalho. Agradeço também à relevante participação de Carla Gisele Batista, responsável pelas entrevistas com feministas brasileiras, e à Maria Helena Guimarães e Sheila Rodriguez pelas transcrições.

Negotiating Gender in Development: Brazilian Feminisms Take Center Stage

Resumo

Neste artigo, busco retraçar caminhos e embates enfrentados por feministas na introdução de uma perspectiva de gênero em questões de desenvolvimento, com destaque para as conferências das Nações Unidas (ONU), bem como para as críticas mais recentes ao seu uso nas reuniões de Beijing + (5, 10, 15 e 20). Em especial, procuro retraçar a participação do Brasil nesses embates e refletir sobre retrocessos na nossa política internacional nesse campo com o golpe de 2016.

Gênero e Desenvolvimento; Conferências da ONU; Beijing +; Feminismos Brasileiros

Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br