Acessibilidade / Reportar erro

Além do “Empoderamento Light”: empoderamento feminino, desenvolvimento neoliberal e justiça global* * Tradução: Daniela Ferreira Araújo Silva.

Resumo

Um aparente paradoxo persegue o aumento do empoderamento de mulheres e meninas. O argumento instrumental para “investir nas mulheres” foi colocado de forma persuasiva e brilhante. No entanto, o “caso do empreendedorismo” é sustentado principalmente por pesquisas feministas estruturadas por preocupações materialistas com desigualdade persistente ao invés do propósito de “liberar potencial”, e com transformação estrutural em vez de simplesmente incorporar mulheres em mercados de trabalho sustentados por normas e práticas injustas e discriminatórias. Situo algumas das contradições da atual conjuntura e exploro o papel da análise crítica na desestabilização dos mitos e conflações de gênero que caracterizam o que eu chamo de empoderamento light.

Neoliberalismo; Empoderamento; Gênero; Justiça Global

Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br