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Relações de gênero e acesso à educação: migrantes nordestinas no pontal mineiro (1950-1960) *

Gender Relations and Access to Education: Northeastern Migrants in Pontal Mineiro (1950-1960)

Resumo

Este artigo apresenta estudo sobre mulheres nordestinas que migraram com suas famílias para o Pontal Mineiro nas décadas de 1950 e 1960 e aquelas que nasceram nas referidas décadas. Pretende abordar a diferença de escolarização observada entre meninas e meninos, filhas e filhos de migrantes, que nasceram em Minas Gerais, repetindo a. situação verificada no espaço de origem - Rio Grande do Norte e Paraíba, estados de onde principalmente partiu o fluxo migratório -, em que as mulheres tinham superiores índices de alfabetização em comparação aos homens. Além disso, busca compreender as relações de poder entre homens e mulheres, analisando a formação cultural da figura do homem nordestino com o tipo conhecido de "cabra-macho", homem forte e violento que tem o domínio da casa e da família, e como, nesse quadro, a mulher soube aproveitar "brechas" e conquistar um espaço de emancipação por meio da educação escolar.

Migrantes nordestinas; Pontal Mineiro; Escolarização

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