Acessibilidade / Reportar erro

O rolê feminista: autonomia e política prefigurativa no campo feminista contemporâneo* * Este artigo apresenta um recorte de pesquisa mais ampla, que tratou de investigar a produção de sujeitos políticos a partir do rolê feminista em grandes capitais brasileira (Carmo, 2018). A investigação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Doutorado em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob a orientação da Profa. Dra. Regina Facchini e contou com bolsas fornecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

The “Rolê Feminista”: Autonomy and Prefigurative Politics in Contemporary Feminist Field

Resumo

Este artigo parte do contexto dos movimentos sociais contemporâneos e tem como objeto empírico uma rede informal de ativistas jovens auto-referenciada como rolê feminista, cujas relações são norteadas por ideário associado à autonomia, ao faça você mesma e à horizontalidade. Tendo em vista as formas recentes de politização do gênero e da sexualidade, o artigo busca explorar os sentidos nativos atribuídos à autonomia. Assim, olhando para os discursos e práticas ativistas, discuto a sua materialização na prática da okupação e seus desdobramentos – como o escracho – no espaço público. Para tal, dialogo criticamente com a noção de “prefiguração”, apontando, à luz dos dados etnográficos, potencialidades e lacunas. Por fim, chamo atenção para a rentabilidade analítica de rolê frente aos limites da categoria movimento social no período pós-anos 2000.

Movimentos Sociais; Prefiguração; Feminismos; Autonomia; Escracho

Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br