SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue33The environmental effects of the improvement of metallic minerals: an analysis landmark for environmental historyThe environment: between representation and ecology - A case study of Guatemala, 19th century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Varia Historia

Print version ISSN 0104-8775

Abstract

PADUA, José Augusto. Herança romântica e ecologismo contemporâneo: existe um vínculo histórico?. Varia hist. [online]. 2005, vol.21, n.33, pp. 58-75. ISSN 0104-8775.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-87752005000100004.

O artigo analisa a existência de possíveis conexões históricas entre a herança romântica e o ecologismo contemporâneo, constatando a existência de importantes paralelos entre algumas das sensibilidades e visões apresentadas por ambos movimentos, mesmo considerando as diferenças de contexto histórico. Apesar disso, a influência histórica do romantismo sobre o ecologismo deve ser analisada principalmente em termos indiretos, na medida em que o movimento romântico promoveu uma abertura histórica para a valorização do mundo natural no universo da modernidade. O reconhecimento explícito desta influência por parte dos atuais ecologistas é relativamente pequeno, sendo mais forte no mundo anglo-saxão do que nos contextos germânico, francês e brasileiro. É preciso considerar, além disso, que o ecologismo possui uma genealogia híbrida e complexa, que combina elementos advindos de diferentes tradições intelectuais e políticas. A influência iluminista sobre o ecologismo, por exemplo, vem sendo cada vez mais constatada, especialmente na politização da ciência e na postura crítica diante da realidade social. O vinculo histórico entre romantismo e ecologismo, portanto, não deve ser nem exagerado nem descartado. O artigo termina com uma analise dos limites aparentes na profundidade da critica da civilização formulada pela cultura romântica brasileira, fator que teria contribuído para a pequena apropriação desta herança intelectual por parte do pensamento ecologista existente no país.

Keywords : romantismo; ecologismo; história cultural; historia ambiental; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese