SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue39Mass markets, biodiversity and breeding improvements of export bananas 1920-1980Chronicle of a plague foretold crop epidemics and the environmental history of coffee in the Americas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Varia Historia

Print version ISSN 0104-8775

Abstract

MATHEWSON, Kent  and  SEEMANN, Jörn. A geografia histórico-cultural da Escola de Berkeley: um precursor ao surgimento da História Ambiental. Varia hist. [online]. 2008, vol.24, n.39, pp. 71-85. ISSN 0104-8775.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-87752008000100004.

No decorrer das últimas três décadas, a história ambiental se tornou um subcampo reconhecido com seus próprios clássicos, um grande número de monografias notáveis, um fluxo contínuo de artigos publicados e mais do que mil pesquisadores ativos em vários continentes, incluindo uma comunidade crescente na América Latina. Um olhar para além dos limites disciplinares da história mostra que há também outras tradições que se enquadram perfeitamente na temática. A geografia histórico-cultural da Escola de Berkeley sob a égide de Carl Sauer talvez seja uma dessas perspectivas alternativas conhecidas. Muitos estudos de Sauer, seus alunos e colaboradores podem ser considerados pesquisas em história ambiental; muitas delas se baseiam em matérias sobre a América Latina. Neste artigo, procuramos traçar o desenvolvimento dessa corrente alternativa para a história ambiental que se iniciou com a tese de doutoramento de Carl Sauer em 1915 e se consolidou nos anos 50, tendo sua continuidade no presente através dos trabalhos de diversos geógrafos.

Keywords : Carl Sauer; Escola de Berkeley; abordagem histórico- cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese