SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue39Moxos Jesuitic mission's Barroc art style‘Minas Gerais' medicine and wild fauna in the XVIII century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Varia Historia

Print version ISSN 0104-8775

Abstract

RODRIGUES, Cláudia. A arte de bem morrer no Rio de Janeiro setecentista. Varia hist. [online]. 2008, vol.24, n.39, pp. 255-272. ISSN 0104-8775.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-87752008000100012.

Este artigo analisa alguns aspectos evidenciadores do controle eclesiástico sobre morte e o morrer, no Rio de Janeiro do Setecentos. Partindo da constatação da existência de um certo padrão das atitudes e sensibilidades católicas diante da morte, na sociedade brasileira, do período colonial até meados do século XIX, procura demonstrar que este padrão resultou de um longo processo de clericalização da morte, que remonta ao período medieval. Detendo-se na análise da preparação dos fiéis para a morte, propõe que esta evidencia o cumprimento de algumas das determinações eclesiásticas sobre o morrer por parte de um percentual considerável dos habitantes do Rio de Janeiro, no século XVIII. Ao longo do artigo, busca-se justificar que este cumprimento expressava o medo dos fiéis das punições que, segundo a Igreja, teriam no além-túmulo, caso não seguissem os ensinamentos eclesiásticos sobre o bem morrer, profundamente marcados pela chamada pedagogia do medo.

Keywords : boa morte; pedagogia do bem morrer; história da morte; morte católica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese