SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue43"Public" and "private" in Frankish legal texts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Varia Historia

Print version ISSN 0104-8775

Abstract

SANTOS, Dulce Oliveira Amarante dos. Velhas e novas relações entre os medievalistas e suas fontes. Varia hist. [online]. 2010, vol.26, n.43, pp.17-28. ISSN 0104-8775.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-87752010000100002.

O enfoque desse artigo é a maneira como os medievalistas hoje se relacionam com seus documentos na prática cotidiana do seu ofício e, mais particularmente, os desafios e as dificuldades enfrentadas, em particular, por aqueles interessados em temáticas interdisciplinares relacionadas à história social da medicina do período. Assim, propõe a reflexão sobre os procedimentos metodológicos, a partir do alargamento da noção de campo documental, incorporando todos os vestígios e testemunhos disponíveis das experiências sociais humanas em diversos tempos e espaços. Discute ainda os acervos e os grandes projetos de digitalização de documentos medievais e de obras de referências e o impacto sobre o trabalho dos medievalistas deste lado do Atlântico. No interior dessa prática aparece o paralelo refinamento das questões e dos métodos da crítica documental.

Keywords : fontes históricas; métodos; Idade Média.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License