SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue43Social practice and the traps in the sources: historiographical and normative sources on bride kidnapping in the Late Middle AgeThe empire’s metamorphoses and the problems of the Portuguese monarchy in the first half of 18th century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Varia Historia

Print version ISSN 0104-8775

Abstract

GILLI, Patrick. As fontes do espaço político: técnicas eleitorais e práticas deliberativas nas cidades Italianas (séculos XII - XIV). Varia hist. [online]. 2010, vol.26, n.43, pp. 91-106. ISSN 0104-8775.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-87752010000100006.

Para quem pesquisa, nas práticas usuais da Idade Média, os vestígios de um espaço de mediação política, o mundo das comunas italianas dos séculos XII-XIV oferece um laboratório privilegiado de observação. O desenvolvimento de instituições representativas (conselhos "legislativos" e colégios "executivos") se caracterizou pela utilização de técnicas de seleção de pessoal dirigente destinadas a evitar o monopólio de algumas famílias e a garantir a rotatividade das atribuições no seio das classes dirigentes. O presente artigo examina as fontes, notadamente estatutárias, que definem as modalidades de representação dos cidadãos chamados a governar ou a tomar decisões. Ele retoma a cronologia de instauração do princípio de representação que se impõe sobre o de unanimidade. Examinando igualmente os processos eleitorais, ele busca precisar o que os contemporâneos desejavam valorizar por meio da seleção eleitoral dos governantes. Uma atenção particular é dada às questões materiais dos votos e dos escrutínios (segredo das eleições, instalação de graus eleitorais, etc.).

Keywords : técnicas eleitorais; comunas italianas; práticas deliberativas.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese