SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue43Leopoldo Zea and the Latin-American movement of History of IdeasFather Manuel da Madre de Deus: case notes on an ecclesiastic process in XVIII century, Bahia/Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Varia Historia

Print version ISSN 0104-8775

Abstract

OLIVEIRA, Maria da Glória de. Brasileiros ilustres no tribunal da posteridade: biografia, memória e experiência da história no Brasil oitocentista. Varia hist. [online]. 2010, vol.26, n.43, pp. 283-298. ISSN 0104-8775.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-87752010000100015.

O artigo analisa a escrita de biografias como tarefa integrante do projeto historiográfico do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro ao longo do século XIX, com base nos discursos de Joaquim Manoel de Macedo e nos estudos biográficos de Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro. Para os sócios da agremiação, a biografia deveria cumprir os propósitos de fixação da memória dos brasileiros ilustres, compartilhando com a escrita histórica das ambições de verdade e imparcialidade na representação do passado. Por outro lado, a evocação reiterada de um "tribunal da posteridade", em nome do qual se justificavam o trabalho de memória e a escrita biográfica, vinculava-se à experiência da história como foro de justiça e moralidade.

Keywords : Historiografia; biografia; Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese