SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número46Culture, History, patrimony and museumsThe heritage of technical knowledge, between History and memory: the case of the deposits of invention in France and England in the eighteenth century índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Varia Historia

versión impresa ISSN 0104-8775

Resumen

BORGES, Maria Eliza Linhares. Cultura dos ofícios patrimônio cultural, história e memória. Varia hist. [online]. 2011, vol.27, n.46, pp. 481-508. ISSN 0104-8775.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-87752011000200005.

Este artigo estuda a cultura dos ofícios em uma perspectiva histórica de longa duração. Trabalhamos com a hipótese de que o universo dos ofícios transcende sua dimensão econômica, pois inclui um ethos pautado por regras, saberes, valores, crenças, comportamentos e redes de sociabilidades específicas. Em meio a variações, ambiguidades, tensões e oposições, ela engendrou um mundo social próprio e crucial para o funcionamento longevo das sociedades pré-industriais no Ocidente e no Oriente. Organizado em dois tempos, o artigo destaca, de um lado, as práticas constitutivas da cultura dos ofícios, hoje objeto de interesse de museólogos e de políticas patrimoniais. De outro, analisa os desdobramentos da memória construída em torno da cultura dos ofícios, ao longo do século XIX e primeiras décadas do século XX, período em que ela cede primazia para outra cultura do trabalho: a cultura operária.

Palabras llave : patrimônio cultural; memória; cultura dos ofícios.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués