SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue46Health and landscape: a contribution to the renew of rural lands (the case of Pozo Amargo, Cuenca Del Guadaira, España)Indians private enslavement in colonial Amazon (XVII and XVIII centuries) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Varia Historia

Print version ISSN 0104-8775

Abstract

KNAUSS, Paulo. A presença de estudantes: o encontro de museus e escola no Brasil a partir da década de 50 do século XX. Varia hist. [online]. 2011, vol.27, n.46, pp. 581-597. ISSN 0104-8775.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-87752011000200010.

O texto tem como foco a história da museologia no Brasil, colocando em questão as relações entre museus e educação nos anos de 1950. Nesse sentido, procura demonstrar como a questão da relação entre museus e educação contribuiu para renovar o conceito de museus e o perfil dos profissionais de museus no Brasil. A produção intelectual é a fonte principal de pesquisa, especialmente livros e artigos em revistas publicados na época. A pesquisa ressalta a importância da organização do Conselho Internacional de Museus no Brasil, culminando com o seminário que aconteceu no Rio de Janeiro em 1958, acompanhado pelas notícias na imprensa diária. Ao final, o trabalho procura caracterizar como o debate sobre museus e educação se renovou na década de 1980 com os conceitos de museu integral e educação patrimonial.

Keywords : museu; educação; escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese