SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número46Salud y paisaje: contribución desde el termalismo a la revitalización de zonas rurales (el caso de Pozo Amargo, Cuenca Del Guadaira, España)Indians private enslavement in colonial Amazon (XVII and XVIII centuries) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Varia Historia

versión impresa ISSN 0104-8775

Resumen

KNAUSS, Paulo. A presença de estudantes: o encontro de museus e escola no Brasil a partir da década de 50 do século XX. Varia hist. [online]. 2011, vol.27, n.46, pp. 581-597. ISSN 0104-8775.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-87752011000200010.

O texto tem como foco a história da museologia no Brasil, colocando em questão as relações entre museus e educação nos anos de 1950. Nesse sentido, procura demonstrar como a questão da relação entre museus e educação contribuiu para renovar o conceito de museus e o perfil dos profissionais de museus no Brasil. A produção intelectual é a fonte principal de pesquisa, especialmente livros e artigos em revistas publicados na época. A pesquisa ressalta a importância da organização do Conselho Internacional de Museus no Brasil, culminando com o seminário que aconteceu no Rio de Janeiro em 1958, acompanhado pelas notícias na imprensa diária. Ao final, o trabalho procura caracterizar como o debate sobre museus e educação se renovou na década de 1980 com os conceitos de museu integral e educação patrimonial.

Palabras llave : museu; educação; escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués