SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número46Health and landscape: a contribution to the renew of rural lands (the case of Pozo Amargo, Cuenca Del Guadaira, España)Descimentos privados de índios na Amazônia colonial (séculos XVII e XVIII) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Varia Historia

versão impressa ISSN 0104-8775

Resumo

KNAUSS, Paulo. A presença de estudantes: o encontro de museus e escola no Brasil a partir da década de 50 do século XX. Varia hist. [online]. 2011, vol.27, n.46, pp. 581-597. ISSN 0104-8775.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-87752011000200010.

O texto tem como foco a história da museologia no Brasil, colocando em questão as relações entre museus e educação nos anos de 1950. Nesse sentido, procura demonstrar como a questão da relação entre museus e educação contribuiu para renovar o conceito de museus e o perfil dos profissionais de museus no Brasil. A produção intelectual é a fonte principal de pesquisa, especialmente livros e artigos em revistas publicados na época. A pesquisa ressalta a importância da organização do Conselho Internacional de Museus no Brasil, culminando com o seminário que aconteceu no Rio de Janeiro em 1958, acompanhado pelas notícias na imprensa diária. Ao final, o trabalho procura caracterizar como o debate sobre museus e educação se renovou na década de 1980 com os conceitos de museu integral e educação patrimonial.

Palavras-chave : museu; educação; escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português