SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número46A presença de estudantes: o encontro de museus e escola no Brasil a partir da década de 50 do século XXAvô imigrante, pai lavrador, neto cafeicultor: análise de trajetórias intergeracionais na América Portuguesa (séculos XVIII e XIX) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Varia Historia

versão impressa ISSN 0104-8775

Resumo

CHAMBOULEYRON, Rafael  e  BOMBARDI, Fernanda Aires. Descimentos privados de índios na Amazônia colonial (séculos XVII e XVIII). Varia hist. [online]. 2011, vol.27, n.46, pp. 601-623. ISSN 0104-8775.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-87752011000200011.

Este artigo apresenta uma discussão sobre a organização da força de trabalho indígena livre na Amazônia colônia do século XVII a meados do século XVIII. O texto argumenta que, para além do rígido controle exercido pelas ordens religiosas sobre a população indígena livre estabelecida nas aldeias, não só a coroa vislumbrou alternativas quanto ao uso de trabalhadores indígenas, mas também os moradores se aproveitaram dessas alternativas para ter acesso aos trabalhadores indígenas, principalmente em momentos críticos de carência de mão-de-obra. Por outro lado, trata-se de compreender como a ação dos próprios grupos indígenas influenciou a política e legislação indigenistas implementadas pela Coroa para a região.

Palavras-chave : Amazônia; trabalhadores indígenas; séculos XVII e XVIII.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português