SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número47História do Tempo Presente, eventos traumáticos e documentos sensíveis: o caso brasileiroExplicando falhas de inteligência governamental: fatores histórico-institucionais, cognitivos e políticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Varia Historia

versão impressa ISSN 0104-8775

Resumo

PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. Estado informacional: implicações para as políticas de informação e de inteligência no limiar do século XXI. Varia hist. [online]. 2012, vol.28, n.47, pp. 61-77. ISSN 0104-8775.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-87752012000100004.

O artigo discute a redefinição do Estado que de burocrático passa a se denominar Estado informacional, um Estado que controla a informação e seus fluxos em uma nova forma particular de poder. O problema é analisar como essas mudanças acarretam implicações na construção de políticas de informação e de inteligência. A prioridade ao se construir políticas que sustentem esse novo formato de Estado é que ele nomeia-se pelo discurso da transparência, mas ainda reflete estruturas de autoridade detentoras de conhecimento, muito além de temas obrigatoriamente sigilosos como o da segurança nacional.

Palavras-chave : Estado informacional; política de informação; política de inteligência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português