SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número47Explicando falhas de inteligência governamental: fatores histórico-institucionais, cognitivos e políticosO âmbito informativo da inteligência doméstica na América Latina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Varia Historia

versão impressa ISSN 0104-8775

Resumo

GILL, Peter. Alguns aspectos da reforma da inteligência na América Latina. Varia hist. [online]. 2012, vol.28, n.47, pp. 101-120. ISSN 0104-8775.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-87752012000100006.

Este artigo identifica algumas das características principais da reforma no setor de inteligência na América Latina, dentro do contexto mais amplo das relações entre os estados e os agentes de segurança. São consideradas três questões principais: o legado autoritário, a transição e o lugar em que os estados se encontram, mas esta última questão é abordada mais para a conveniência da análise do que para sugerir qualquer sequência natural e necessária ou um destino para a mudança. Exemplos tirados da reforma das agências estatais de inteligência na Argentina e no Brasil são discutidos dentro da ideia mais ampla de "securitismo": um conceito amplo que descreve como o setor de segurança é governado atualmente em termos de interpenetração e dependência mútua dos estados, empresas e agentes "comunitários".

Palavras-chave : inteligência; governança; segurança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português