SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número47Jean Bodin, o Methodus e a Clio tucidideana: as figurações heroicizantes do historiadorFidalgos, capitães e senhores de engenho: o Humanismo, o Barroco e o diálogo cultural entre Castela e a sociedade açucareira (Pernambuco, séculos XVI e XVII) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Varia Historia

versão impressa ISSN 0104-8775

Resumo

CALDEIRA, Ana Paula Sampaio. De Lisboa ao Rio de Janeiro: a trajetória da Coleção Diogo Barbosa Machado. Varia hist. [online]. 2012, vol.28, n.47, pp. 211-233. ISSN 0104-8775.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-87752012000100010.

Neste artigo, estuda-se a coleção de mapas, folhetos e imagens montadas pelo abade português Diogo Barbosa Machado no século XVIII. Inicialmente, é elaborada uma tipologia dessa coleção, buscando aproximá-la e diferenciá-la de outras de sua época. Em seguida, a partir desse conjunto, aborda-se a atividade de bibliófilo de Barbosa Machado, destacando o trabalho exaustivo de compilação feito por ele em diversas frentes. Por fim, são apontados os caminhos percorridos pela coleção até fazer parte do acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro já no século XIX. O objetivo não é apenas contar a história desses materiais, mas, antes de tudo, mostrar como as mudanças sofridas por eles ao longo de algumas décadas podem nos ajudar a refletir a respeito de como as sociedades se relacionam com o seu passado.

Palavras-chave : colecionismo; historiografia; Coleção Diogo Barbosa Machado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português