SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número47¿El "salto" de la modernidad?: notas sobre literatura, mercado y modernización en el siglo XIXEveryday tactics and collective action: how the people affected with Hansen's disease (leprosy) politically resisted to the disease índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Varia Historia

versión impresa ISSN 0104-8775

Resumen

CHAMON, Carla Simone  y  GOODWIN JR., James William. "A incorporação do proletariado à sociedade moderna": a Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais (1910-1941). Varia hist. [online]. 2012, vol.28, n.47, pp. 319-340. ISSN 0104-8775.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-87752012000100015.

Este artigo trata da criação de uma instituição escolar, a Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais, inaugurada em Belo Horizonte em 1910. Apresentamos aqui algumas reflexões acerca da produção dessa escola como lugar de formação do cidadão trabalhador da república brasileira. Discutimos também as implicações da sua localização na trama social e espacial da cidade, bem como da produção do espaço a ela destinada em espaço escolar. Utilizando como fonte principal os primeiros relatórios de direção dessa escola e jornais mineiros do período, este trabalho aborda a constituição da Escola de Aprendizes Artífices e sua configuração na cultura urbana e no ambiente de trabalho da capital mineira.

Palabras llave : educação profissional; república; cidadão trabalhador.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués