Acessibilidade / Reportar erro

Conversas a distância: o cotidiano epistolar da Baronesa dos Três Serros no início do século XX (Rio de Janeiro/Pelotas-RS)

Distance conversations: epistolary daylife of Baroness of Three Hills in early XXth Century (Rio de Janeiro/Pelotas-RS)

O artigo visa apresentar a escrita epistolar de Amélia Hartley de Brito Antunes Maciel, Baronesa dos Três Serros. Dentre as 151 missivas escritas entre os anos de 1885 e 1918, a maior parte tinha como destinatária a filha mais velha Amélia Aníbal Hartley Maciel, mais conhecida como Sinhá. Ao estreitar os laços familiares pedindo e fornecendo notícias, Amélia informa sobre uma série de outros assuntos que nos permite perceber como era mantido o pacto epistolar. As correspondências revelam detalhes sobre o cotidiano da escrita, seus significados, o momento de feitura, sobre como, o quê, porquê e onde Amélia escrevia. Pode-se observar ainda, a forma como Amélia lia, respondia e organizava as missivas recebidas.

Baronesa dos Três Serros; cartas; escrita epistolar


Pós-Graduação em História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antônio Carlos, 6627 , Pampulha, Cidade Universitária, Caixa Postal 253 - CEP 31270-901, Tel./Fax: (55 31) 3409-5045, Belo Horizonte - MG, Brasil - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: variahis@gmail.com