SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1FCAW welding process optimization using the multivariate mean square errorComparative study of three austenitic alloy with cobalt cavitation resistant deposited by plasma welding índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Soldagem & Inspeção

versión impresa ISSN 0104-9224

Resumen

DIAZ, Víctor Vergara; DUTRA, Jair Carlos  y  D´OLIVEIRA, Ana Sofia Clímaco Monteiro. Deposição por plasma com arco transferido. Soldag. insp. (Impr.) [online]. 2010, vol.15, n.1, pp. 41-51. ISSN 0104-9224.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-92242010000100006.

Em virtude do Processo de Soldagem Plasma com Alimentação de Pó ter similaridades com o Processo de Soldagem Plasma com Alimentação de Arame, foi realizado um estudo comparativo entre ambos os processos utilizando-se a liga a base de cobalto comercialmente conhecida como Stellite 6, como material de adição na forma de pó e arame. A pesquisa foi realizada com a expectativa de ser aplicada nas operações de revestimentos de superfícies, em especial em pás de turbinas hidráulicas desgastadas por cavitação. A seleção do material de adição a ser empregado depende da natureza do mecanismo de desgaste encontrado. No Labsolda, a liga Stellite 6 vem sendo uma das mais utilizadas, por apresentar uma excelente resistência ao desgaste erosivo por cavitação. Foi avaliada a influência da vazão de gás de plasma a partir dos valores de diluição, dimensões do cordão, dureza e microestrutura. O Processo de Soldagem Plasma com Alimentação de Pó foi o que produziu o melhor acabamento superficial, menor diluição, melhor molhamento e maior largura. Com isto abre-se uma nova perspectiva para revestimentos metálicos e neste contexto se insere a recuperação por soldagem de partes erodidas de turbinas hidráulicas.

Palabras llave : Soldagem Plasma; Arco Transferido; Diluição; Stellite 6.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués