SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Bead characterization on FCAW welding of a metal cored tubular wire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Soldagem & Inspeção

Print version ISSN 0104-9224

Abstract

CAMPANELLI, Leonardo Contri; ALCANTARA, Nelson Guedes de  and  SANTOS, Jorge Fernandez dos. Soldagem por ponto no estado sólido de ligas leves. Soldag. insp. (Impr.) [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 301-307. ISSN 0104-9224.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-92242011000300011.

A recente preocupação quanto às mudanças climáticas vem impulsionando pesquisas em eficiência energética dos meios de transportes no sentido de reduzir a emissão de gases. Uma das principais soluções consiste na redução do peso estrutural através da aplicação de novos materiais, como as ligas leves de alumínio e magnésio. Entretanto, novos usos ficam muitas vezes limitados pela dificuldade de união desses materiais. A técnica de soldagem por fricção e mistura (FSW) é um processo de união no estado sólido que surge como uma alternativa viável para substituir ou complementar as tecnologias de união consagradas. Como uma junta contínua não é sempre a requisitada, duas tecnologias de união por ponto derivadas do FSW estão em desenvolvimento: soldagem por fricção e mistura por ponto (FSSW) e soldagem por fricção por ponto (FSpW). Além de fornecerem juntas de elevada resistência e praticamente isentas de defeitos, estas técnicas apresentam alta eficiência energética, curto ciclo de soldagem, facilidade de automação e compatibilidade com o meio-ambiente, fazendo frente às técnicas convencionais de união por ponto, como a soldagem por resistência por ponto (RSW) e a rebitagem.

Keywords : Ligas leves; União no estado sólido; Soldagem por ponto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese