SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Characterization of awelded joint with fiber glass based weld support author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Soldagem & Inspeção

Print version ISSN 0104-9224

Abstract

GALVAO, Ivan; LEITAO, Carlos; LOUREIRO, Altino  and  RODRIGUES, Dulce. Friction Stir Welding of very thin platesLigação de chapas finas por Friction Stir Welding. Soldag. insp. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 02-10. ISSN 0104-9224.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-92242012000100002.

Os resultados obtidos no presente estudo, referentes a friction stir welding de chapas de alumínio, cobre, cobre-zinco e zinco com 1 mm de espessura, provam que a aplicação desta tecnologia para a ligação de chapas muito finas é possível e desejável. De fato, independentemente do material de base, as soldas produzidas apresentaram características morfológicas muito boas e um significativo refinamento do grão na zona do nugget. Ensaios de dureza e tração provaram que todas as soldas apresentavam, no mínimo, propriedades mecânicas semelhantes às dos materiais de base. Com base nos resultados da liga de alumínio AA 5182 foi também possível concluir que ao aumentar a velocidade de soldagem, o que melhora a produtividade do processo, aumenta-se o refinamento do grão no nugget, melhorando as propriedades mecânicas das soldas.

Keywords : FSW; Chapas finas; Alumínio; Latão; Zinco.

        · abstract in English     · text in English     · English (pdf) English (epdf)