SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1A piece of software to simulate operational characteristics of MIG/MAG weldingPerformance evaluation of welding in steel alloy 9Cr-5Mo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Soldagem & Inspeção

versión impresa ISSN 0104-9224

Resumen

NASCIMENTO, Alexandre Saldanha do; MENEZES JUNIOR, Luiz Carlos de  y  VILARINHO, Louriel O.. Efeito do formato de onda e gás de proteção sobre a taxa de fusão e geometria do cordão na soldagem MIG/MAG-PV. Soldag. insp. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 40-48. ISSN 0104-9224.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-92242012000100007.

Dada a importância do uso da polaridade variável na soldagem MIG/MAG (MIG/MAG-PV), com grande potencial para a aplicação de revestimento e para a soldagem de passe de raiz, é fundamental investigar os efeitos de parâmetros do processo na formação do cordão e na taxa de fusão do arame-eletrodo. Esta última em especial, dada a maior taxa de fusão obtida pelo período de polaridade negativa. Desta forma, procurou-se avaliar o efeito de dois formatos de onda investigados anteriormente que possuem pausa de corrente antes e após o pulso principal do período de polaridade positiva, haja vista que estas condições se mostraram as mais estáveis. Investigou-se também o efeito do tipo de gás de proteção utilizado sobre as características geométricas do cordão de solda (representadas pela largura, penetração e reforço) e taxas de fusão e deposição e o rendimento. As soldagens foram executadas em simples deposição sobre chapas de aço SAE 1020 pelo processo MIG/MAG-PV com 30 e 50% de porcentagem de tempo com eletrodo em polaridade negativa. Os gases de proteção utilizados foram Ar+2%O2, Ar+5%O2, Ar+8%CO2 e Ar+15%CO2. Procurou-se manter o mesmo comprimento de arco em todos os testes, por meio da variação da velocidade de alimentação de arame. Além disto, foi mantida constante a relação velocidade de alimentação de arame pela velocidade de soldagem, com o objetivo de tentar manter o volume de metal depositado constante para comparação. Pode-se concluir que o melhor entendimento do comportamento da geometria em relação aos parâmetros e consumíveis utilizados auxiliará para garantir o perfil do cordão desejado de acordo com a aplicação. Aliado a isto, a análise da taxa de fusão do processo possibilita selecionar com mais coerência os parâmetros e consumíveis utilizados que forneçam menores perdas de material e maior produtividade.

Palabras llave : Polaridade Variável; Formato de Onda; MIG [MAG-PV].

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués