SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Sistema embarcado para monitoramento sem fio de sinais em soldagem a arco elétrico com abordagem tecnológicaModelo descritivo do fluxo de calor em soldagem a arco visando o conceito de calor imposto efetivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Soldagem & Inspeção

versão impressa ISSN 0104-9224

Resumo

GRAF, Karin  e  D'OLIVEIRA, Ana Sofia Clímaco Monteiro. Revestimentos Nb/Al depositados por PTA. Soldag. insp. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 158-165. ISSN 0104-9224.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-92242012000200009.

Revestimentos soldados são amplamente usados para proteger componentes mecânicos entretanto a maioria das técnicas de soldagem disponíveis restringe a variedade de ligas de alta resistência que podem ser depositadas. O processo de plasma por arco transferido permite ultrapassar esta limitação ao utilizar material de adição na forma de pó, oferecendo a possibilidade de se customizar a composição dos revestimentos e em consequências as suas propriedades. A elevada resistência mecânica e inercia química das ligas de aluminetos tornam estas ligas atrativas para a proteção de componentes diversos. Entretanto a grande interação com o substrato que ocorre quando do processamento exige que para a otimização das propriedades e soldabilidade seja realizada uma a análise de cada sistema liga e substrato. Neste trabalho foram processados e caracterizados revestimentos utilizando uma liga fundida e triturada de Nb40wt%Al e analisado o efeito do Fe e do C nas características dos revestimentos. O trabalho confirmou que é possível processar revestimentos íntegros de Nb40wt%Al por PTA e que ocorre uma forte interação com o substrato, que vai determinar a microestrutura final e as propriedades do revestimento. Destaca-se que na customização de revestimentos de Nb-Al a diluição tem de ser considerada logo nos estágios iniciais do projeto do revestimento.

Palavras-chave : Aluminetos; revestimento soldados; plasma por Arco transferido; Nb/Al.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês