SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Influence of Heat Input and Filler Metal on Mechanical Properties and Microstructure of Microalloyed High Strength Steel Welded by FCAWAvaliação da Influência de Tratamentos Térmicos Pós-Soldagem Sobre a Microestrutura e Propriedades Mecânicas de Juntas de um Aço API 5L X70Q índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Soldagem & Inspeção

versão impressa ISSN 0104-9224versão On-line ISSN 1980-6973

Resumo

VAZ, Cláudio Turani  e  BRACARENSE, Alexandre Queiroz. A Influência do Emprego de PTFE como Aglomerante em Eletrodos Revestidos sobre a Transferência Metálica. Soldag. insp. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.160-170. ISSN 0104-9224.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/SI2002.04.

Estudos mostraram que o emprego de polímero como aglomerante em eletrodos revestidos básicos produz metais de solda com microestrutura diferenciada com elevadas frações volumétricas de ferrita acicular. Entre as causas apontadas para esse comportamento estão as alterações na atmosfera protetora e no modo de transferência metálica. Para investigar o efeito do polímero sobre a transferência metálica foi realizado o monitoramento da tensão e filmagens em alta velocidade durante a soldagem com eletrodos classe E7018 e aglomerados com polímero empregando diferentes intensidades de corrente. Pontas de eletrodos coletadas após a interrupção abrupta da soldagem foram submetidas a análise através de técnicas metalográficas. Independentemente da corrente empregada durante a soldagem foi observada uma menor frequência de curtos circuitos para o eletrodo com polímero. Para este consumível foi observado ainda a redução da frequência de curtos com o aumento da corrente de soldagem. Em inúmeros eventos caracterizados como sendo curtos circuitos pelos oscilogramas de tensão gerados na soldagem do eletrodo com polímero houve transferência sem a interrupção do arco elétrico. Notou-se, pelo ângulo entre a gota formada e o cone de revestimento, que o emprego do polímero intensificou o jato de plasma. Adicionalmente, o fenômeno de estrangulamento da gota formada observado na soldagem com este eletrodo, indica alterações na tensão superficial e força eletromagnética.

Palavras-chave : Polímero; Eletrodos revestidos; Transferência metálica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )