SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Avaliação da Técnica de Voltametria Linear para Determinação Quantitativa de Fase Sigma no Aço Inoxidável Duplex UNS S31803O Uso de Cilindros de Fibra de Vidro e Fibra Cerâmica como Material para Suporte do Passe de Raiz em Soldas de Aços C com Chanfro Duplo V índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Soldagem & Inspeção

versão impressa ISSN 0104-9224versão On-line ISSN 1980-6973

Resumo

JORGE, Jorge Carlos Ferreira et al. Propriedades Mecânicas e Microestruturais de Juntas Soldadas pelo Processo a Arco Submerso com Elevado Aporte Térmico. Soldag. insp. [online]. 2015, vol.20, n.3, pp.347-358. ISSN 0104-9224.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/SI2004.04.

Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo das propriedades mecânicas e microestruturais de juntas soldadas de aço carbono obtidas pelo processo a arco submerso automatizado com elevada energia de soldagem, visando o aumento de produtividade na fabricação de tubulações para equipamentos de ancoragem. Foram soldadas juntas de aço ASTM A-572 Gr.50 com 25mm de espessura pelo processo a arco submerso em passe único, com energia de soldagem variando de 7,8 até 14,0 kJ/mm. As juntas foram avaliadas através de ensaios de impacto Charpy-V realizados à temperatura de 0°C, microdureza Vickers com carga de 1 kgf. e metalográficos em corpos-de-prova retirados do metal de solda e zona termicamente afetada. Os resultados mostraram que as juntas soldadas apresentaram tenacidade ao impacto superior aos mínimos requeridos para a utilização na soldagem de aços C-Mn baixa liga com requisitos de impacto de 34 Joules à 0°C. Foi observado um aumento significativo da produtividade, sem prejuízo das propriedades mecânicas, permitindo a fabricação de tubulações para equipamentos de petróleo com redução significativa do tempo envolvido na fabricação.

Palavras-chave : Propriedades mecânicas; Microestrutura; Energia de soldagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )