SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Algoritmo de Extração das Características da Junta para Sensores de Triangulação Laser Aplicados ao Controle do Passe de Raiz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Soldagem & Inspeção

versão impressa ISSN 0104-9224versão On-line ISSN 1980-6973

Resumo

RIBEIRO, Rodrigo Andrade; GONCALVES, Renata Barbosa  e  PARANHOS, Ronaldo Pinheiro da Rocha. Caracterização de Uma Junta Dissimilar entre Aço Carbono e Inconel 625 Obtida por Soldagem por Explosão. Soldag. insp. [online]. 2017, vol.22, n.1, pp.2-13. ISSN 0104-9224.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/si2201.02.

Neste trabalho é caracterizada uma junta dissimilar entre aço carbono e inconel 625 obtida pela soldagem por explosão. A caracterização metalográfica foi feita com uso de diferentes ataques químicos e observação microestrutural do metal de base (MB), a interface e o revestimento de inconel 625 por meio de microscopia ótica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia de energia dispersa (EDS). Ensaios de microdureza foram realizados em todas as regiões. Os resultados mostram forte deformação dos grãos na proximidade da interface, tanto do lado do MB quanto do lado do inconel, tendo sido verificado significativo aumento da dureza. Na interface, ocorre o aparecimento de zonas localmente fundidas devido à dissipação de energia no impacto durante a explosão. Estas zonas apresentam microestrutura provavelmente martensítica. O trabalho conclui que o processo atinge os níveis de qualidade e produtividade característicos do segmento offshore.

Palavras-chave : Revestimento; Inconel 625 e aço carbono; Soldagem por explosão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )