SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Avaliação das Tensões Residuais em Juntas Soldadas de Inconel 625 Obtidas Através da Soldagem por Fricção e Mistura MecânicaMicroestrutura e Propriedades Mecânicas de um Aço para Trilhos Ferroviários Soldado por Centelhamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Soldagem & Inspeção

versão impressa ISSN 0104-9224versão On-line ISSN 1980-6973

Resumo

BAUMGAERTNER FILHO, Alexandre José  e  GONZALEZ, Arnaldo Ruben. Estudo dos Parâmetros de Polaridade Negativa na Soldagem MIG/MAG Polaridade Variável para Revestimento. Soldag. insp. [online]. 2017, vol.22, n.1, pp.46-58. ISSN 0104-9224.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/si2201.06.

Este trabalho tem como objetivo a investigação dos efeitos dos parâmetros da polaridade negativa da curva de corrente no resultado da diluição dos cordões de solda no processo de soldagem MIG/MAG polaridade variável, visando buscar um conjunto de parâmetros que ofereça uma menor diluição, os quais são fundamentais para soldagem para revestimento. Através de um projeto de experimentos Box-Behnken com três fatores de controle (corrente negativa, tempo de corrente negativa e tempo de corrente de base), variando em três níveis cada um, foram depositados cordões de solda em aço inoxidável sobre aço ao carbono. Para esse processo foi atingido valores de diluição de 12% a 15%, ideais para soldagem para revestimento. Foi verificado a significância do tempo de corrente negativa nos resultados da diluição, mostrando a oportunidade de utilização polaridade negativa no processo de soldagem MIG/MAG aplicado para revestimento.

Palavras-chave : MIG/MAG polaridade variável; Revestimento; Diluição; Aço inoxidável; Projeto Box-Behnken.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )