SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Microestrutura e Propriedades Mecânicas de um Aço para Trilhos Ferroviários Soldado por CentelhamentoWear Resistance Behavior in Deposits Obtained with Simple and Doubly Coated Electrodes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Soldagem & Inspeção

versão impressa ISSN 0104-9224versão On-line ISSN 1980-6973

Resumo

GUZMAN-FLORES, Isidro et al. Efeito do Movimento da Tocha na Microestrutura, Resistência à Tração e ao Impacto, e Fratura da ZAC e Cordão de Solda por Processo GMAW Robotizado em Aço ASTM A36. Soldag. insp. [online]. 2017, vol.22, n.1, pp.72-86. ISSN 0104-9224.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/si2201.08.

O efeito do movimento da tocha sobre a microestrutura, resistência à tração e impacto e fratura em juntas soldadas por processo robotizado, variando velocidade, voltagem e corrente de soldagem foi avaliado através de fratografia, usando microscopia eletrônica de varredura, provas de tração e impacto e testes de microdureza e microscopia óptica. Os resultados indicaram que os movimentos lineares, senoidais e circulares favorecem um aumento da largura da ZAC, assim como, um ligeiro aumento do limite elástico acompanhado de endurecimento em comparação com o movimento triangular. A energia de impacto é mais favorecida na ZAC com menor largura, contendo grãos grosseiros de ferrita devido à menor resistência à tração e dureza Vickers. Um movimento circular produziu o nível mais elevado de endurecimento e a menor energia absorvida na ZAC como consequência de um aumento na limite elástico relacionado com as agulhas finas de ferrita acicular. Um movimento linear favoreceu maior largura da ZAC em comparação com outros movimentos da tocha, devido à acumulação de calor ao longo da linha de fusão da junta soldada. Endurecimento e perda de tenacidade foram avaliados através de análise fratográfica mostrando fraturas mistas compostas principalmente de fratura frágil por clivagem transgranular com facetas contendo marcas de rio bem definidas.

Palavras-chave : ZAC; Fratura por clivagem; Soldagem robotizada; Movimento de tocha; Aço ASTM A36.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )