SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Aspectos Operacionais da Soldagem Subaquática Molhada com Eletrodos Revestidos Inoxidável Austenítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Soldagem & Inspeção

versão impressa ISSN 0104-9224versão On-line ISSN 1980-6973

Resumo

MARTIM, Hélio Cardoso  e  VILARINHO, Louriel Oliveira. Estudo de Campos Magnéticos Emitidos em Processos de Soldagem Eletrodo Revestido e TIG. Soldag. insp. [online]. 2018, vol.23, n.2, pp.292-305. ISSN 0104-9224.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/si2302.14.

Os processos de soldagem Eletrodo Revestido e TIG, amplamente utilizados na indústria, são executados em grande parte de forma manual e neles são empregados níveis elevados de corrente afim de garantir maior produtividade. O emprego de correntes de alta intensidade conduz a geração de altos campos magnéticos, os quais de acordo com diretrizes relacionadas a saúde e segurança do trabalhador podem acarretar em efeitos nocivos à saúde humana. Assim, foram realizadas avaliações acerca da emissão de campos magnéticos em processos de soldagem Eletrodo Revestido e TIG em função das variáveis operacionais inerentes a estes processos e o nível de exposição de soldadores através da comparação com os limites de segurança estabelecidos pelas diretrizes mais atuais do ICNIRP. Os resultados mostraram que o campo magnético é maior a medida em que aumenta a corrente de soldagem e menor quanto maior for a altura do arco. O revestimento do eletrodo e o gás de proteção também influenciam na intensidade do campo magnético por interferirem, respectivamente, na estabilidade e no formato do arco elétrico. Os resultados mostraram ainda que o campo magnético é influenciado pela permeabilidade magnética do material de base.

Palavras-chave : Eletrodo revestido; TIG; Limites de exposição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )