SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Globalização: antropologia e religião índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Mana

versão impressa ISSN 0104-9313versão On-line ISSN 1678-4944

Resumo

ALMEIDA, Kátia Maria Pereira de. Distinção e transcendência: a estética sócio-lógica de Pierre Bordieu. Mana [online]. 1997, vol.3, n.1, pp.155-168. ISSN 0104-9313.  https://doi.org/10.1590/S0104-93131997000100006.

O objetivo deste ensaio é apontar a produtividade de algumas das formulações de Pierre Bourdieu a respeito da arte e da estética para a viabilização de uma reflexão propriamente antropológica sobre esse tema, situando-o no âmbito de discussões contemporâneas que exploram sua dimensão comparativa. A partir de um paralelo com a teoria da magia de Marcel Mauss, o ensaio estrutura-se em torno de três eixos: identificar a perspectiva que fundamenta o esforço teórico de Bourdieu; mapear alguns de seus principais desdobramentos; verificar sua amplitude teórica. Essa abordagem permite revelar o estatuto metodológico da "distinção" em sua conexão com o relativismo sociológico de Bourdieu, bem como promover uma avaliação crítica do debate contemporâneo a respeito das condições de possibilidade de uma antropologia da arte e/ou da estética nos termos de um contraponto entre particularismo e universalismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons