SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Relatos compartilhados: experiências de conversão ao pentecostalismo entre brasileiros e portuguesesCosmologia, crise e paradoxo: da imagem de homens e mulheres brancos na tradição Xamânica Kuna author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mana

Print version ISSN 0104-9313

Abstract

SANSONE, Livio. Os objetos da identidade negra: consumo, mercantilização, globalização e a criação de culturas negras no Brasil. Mana [online]. 2000, vol.6, n.1, pp. 87-119. ISSN 0104-9313.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132000000100004.

O artigo descreve os itens usados no processo de mercantilização da cultura afro-baiana tradicional e daquela mais moderna. Trata-se de um processo de intercâmbio simbólico e material entre uma versão local da cultura negra, as culturas negras em outras regiões do Atlântico negro e, em época mais recente, a cultura negro-juvenil globalizada. Uma vez mercantilizados, os objetos negros viajam e, com freqüência, viajam muito e para longe. O artigo analisa também as características, as direções e as hierarquias envolvidas nesses intercâmbios entre centros e periferias do Atlântico negro. Baseado em pesquisa em Salvador e no Rio de Janeiro, o texto enfoca os jovens negro-mestiços de classe baixa e, em menor medida, o crescente número de negro-mestiços de classe média.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese