SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Qual "retrato do Brasil"? Raça, biologia, identidades e política na era da genômicaArmadilhas da honra e do perdão: usos sociais do direito na mata pernambucana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Mana

versión impresa ISSN 0104-9313

Resumen

SCHNEIDER, Jens. Discursos simbólicos e símbolos discursivos: considerações sobre a etnografia da identidade nacional. Mana [online]. 2004, vol.10, n.1, pp. 97-129. ISSN 0104-9313.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132004000100004.

Partindo da ênfase recente que a teoria das nações vem dando ao caráter imaginado ou "construído" da comunidade nacional, este artigo procura estabelecer pontes com a teoria antropológica e analisar as implicações desse movimento para uma antropologia das identidades étnicas e nacionais. Em particular, seguindo a boa tradição empírica da disciplina, procura-se avaliar essas considerações teóricas tendo em vista possíveis desenvolvimentos da etnografia da formação e das políticas de identidade em contextos nacionais. Nesse sentido, é aqui esboçado o projeto de uma "antropologia do discurso", exemplificada com materiais oriundos de pesquisas sobre identidade nacional na Alemanha e no Brasil. A análise desses dois casos conduz à proposição de uma distinção teórica entre construção da identidade nacional centrada no discurso (Alemanha) e centrada nos símbolos (Brasil).

Palabras llave : Alemanha; Brasil; Identidade nacional; Discurso; Metodologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués