SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Sobre bebês e totemismoComo sabemos o que é verdade? O caso do mana em Fiji índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Mana

versão impressa ISSN 0104-9313versão On-line ISSN 1678-4944

Resumo

SALEM, Tania. Tensões entre gêneros na classe popular: uma discussão com o paradigma holista. Mana [online]. 2006, vol.12, n.2, pp.419-447. ISSN 0104-9313.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132006000200007.

O artigo discute uma das premissas centrais do paradigma hierárquico: o princípio da reciprocidade que informa a relação entre homens e mulheres nas classes populares. Reclamando de uma homologia indevida entre este modelo interpretativo e o ethos feminino, sugere que uma tensão estrutural permeia a relação entre gêneros, e que ela encontra formulação sintética na equação: pendor feminino para o vínculo x vocação masculina para circular entre mulheres. Argumenta que estas inclinações simbólicas desencontradas são inerentes à própria fabricação do feminino e do masculino nesse contexto moral, e que são constitutivas do sistema. Recorre ao conceito de cismogênese complementar de Bateson tanto para iluminar a dinâmica da aludida tensão, quanto para especular sobre os fatores que inibem a escalada do processo cismogênico em direção ao colapso total do sistema. O artigo propõe que a tensão endêmica entre os gêneros deve ser considerada como em convivência com o preceito da reciprocidade em um mesmo plano de relevância analítica.

Palavras-chave : Classes trabalhadoras urbanas; Tensões entre gêneros; Relações familiares; Matrifocalidade; Paradigma holista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons