SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Nas fronteiras do "humano": os debates britânico e brasileiro sobre a pesquisa com embriõesA personalização do embrião humano: da transcendência na biologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Mana

versão impressa ISSN 0104-9313versão On-line ISSN 1678-4944

Resumo

GRUN, Roberto. Decifra-me ou te devoro! As finanças e a sociedade brasileira. Mana [online]. 2007, vol.13, n.2, pp.381-410. ISSN 0104-9313.  https://doi.org/10.1590/S0104-93132007000200004.

O texto pretende sustentar a existência de um modo financeiro de dominação na sociedade brasileira do início do século XXI. Para tanto, ele sugere uma cronologia para as transformações recentes da cultura econômica brasileira e mobiliza evidências em várias esferas: (i) sobre o sucesso da retórica que justifica as altas taxas de juros ali existentes, que seriam o resultado da desorganização da sociedade brasileira; (ii) sobre a propagação da governança corporativa, que é cada vez mais considerada o método correto de se gerir e avaliar organizações que se querem modernas; (iii) sobre a lógica da crítica direta à dominação financeira, que tenta personificá-la em indivíduos "exemplares". Nos três casos, a proeminência dos argumentos que sustentam os pontos de vista das finanças, vistos como positivos no quadro sugerido pela cronologia, são contrapostos às dificuldades da sua crítica, que é associada às suas polaridades negativas.

Palavras-chave : Cultura econômica; Sociologia econômica; Sociologia das finanças; "Financeirização"; "Spread" bancário; Governança corporativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons