SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1A cooperação internacional como dádiva: algumas aproximaçõesOs usos sociais do dinheiro em circuitos filantrópicos: o caso das "publicações de rua" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mana

Print version ISSN 0104-9313

Abstract

VILACA, Aparecida. Conversão, predação e perspectiva. Mana [online]. 2008, vol.14, n.1, pp. 173-204. ISSN 0104-9313.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132008000100007.

Os Wari’, povo falante de língua da família Txapakura, que habita o oeste do estado de Rondônia, convive há cinco décadas com os missionários fundamentalistas protestantes da New Tribes Mission. A partir do recurso comparativo ao mito, este artigo procura compreender a conversão ao cristianismo como um processo de adoção da perspectiva do inimigo, relacionado à busca dos Wari’ pela estabilização na posição de humanos. Visa também contribuir para o debate corrente entre antropólogos e estudiosos da religião, quanto à integridade do cristianismo em seu processo de propagação, ao mostrar que a dicotomia entre continuidade e ruptura não tem sentido para povos - como os Wari’ e outros ameríndios - que se reproduzem por meio de sucessivas alterações que envolvem a transformação em outro e a aquisição da sua perspectiva. A adoção do cristianismo como algo novo e externo não contradiz a afirmação de continuidade entre esta religião e a cultura nativa.

Keywords : Cristianismo; Conversão; Amazônia; Wari’; Perspectivismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese