SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Emoções e política: a vítima e a construção de comunidades emocionaisReflexividade Nativa: quando a crença dialoga com a dúvida no período de Finados author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mana

Print version ISSN 0104-9313

Abstract

MURA, Fabio. A trajetória dos chiru na construção da tradição de conhecimento Kaiowa. Mana [online]. 2010, vol.16, n.1, pp. 123-150. ISSN 0104-9313.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132010000100006.

Os Kaiowa atribuem grande importância a certos tipos de "objetos", que exigem um cuidado especial: os chiru (cruzes e varas). No tempo das origens, cada família extensa recebeu os primeiros chiru, potencialmente podendo obter os benefícios derivados de seu poder. Estes "objetos", contudo, se descuidados, podem surtir o efeito contrário, provocando pragas e doenças. Por tal razão, muitos chiru foram cuidadosamente conservados e transmitidos por gerações, até os dias de hoje. Pretendo aqui retraçar a trajetória dos chiru, procurando reconstruir sua distribuição e redistribuição, bem como das relações e interações desenvolvidas por xamãs e aprendizes. Estes fatos são relevantes para a construção da tradição de conhecimento indígena, bem como de sua historicidade, na situação histórica contemporânea, em que os índios buscam constantemente alcançar o equilíbrio cósmico almejado.

Keywords : Guarani Kaiowa; Tradição de conhecimento; Objetos simbólicos; Dominação colonial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese