SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Palavra de coca e de tabaco como "conhecimento tradicional": cultura, política e desenvolvimento entre os uitoto-murui do rio Caraparaná (CO)Hakani e a campanha contra o infanticídio indígena: percepções contrastantes de humanidade e pessoa na Amazônia brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mana

versão impressa ISSN 0104-9313

Resumo

PINHEIRO-MACHADO, Rosana. Fazendo guanxi: dádivas, etiquetas e emoções na economia da China pós-Mao. Mana [online]. 2011, vol.17, n.1, pp. 99-130. ISSN 0104-9313.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132011000100005.

Este artigo trata da importância das redes de relações pessoais no processo de abertura para a economia de mercado da China contemporânea. O sistema de guanxi, que significa conexões interpessoais de ajuda mútua, ao invés de desaparecer ao longo da reforma econômica, fortaleceu-se sobremaneira, constituindo-se como elemento êmico crucial para o desenvolvimento de negócios nas mais diversas esferas econômicas, locais e globais. Esse modo sui generis entrelaça autoridades do Estado e empresários, que são as novas elites do país, e atualiza antigos cerimoniais de dádivas. À luz do método etnográfico, discuto esse tema, apresentando três casos que representam meu processo de formação de guanxi durante trabalho de campo na Província de Guangdong.

Palavras-chave : China; Guanxi; Dádiva; Capitalismo chinês; Etnografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português