SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Citando Mario Juruna: imaginário linguístico e a transformação da voz indígena na imprensa brasileira author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mana

Print version ISSN 0104-9313

Abstract

BERGAMO, Alexandre. Reportagem, memória e história no jornalismo brasileiro. Mana [online]. 2011, vol.17, n.2, pp. 233-269. ISSN 0104-9313.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132011000200001.

O presente artigo procura demonstrar de que modo mudanças recentes no exercício da profissão de jornalista estão sendo capazes de redefinir a forma como esses profissionais olham para si mesmos no presente e, consequentemente, para seu passado, para sua própria "história". Para tanto, me apoio em minha própria e em outras etnografias do jornalismo - em particular do espaço da redação - na especificidade da "notícia" e, principalmente, da "reportagem" enquanto "documento" histórico, discussão necessária para a compreensão da vinculação que se estabelece entre a "memória jornalística" e a "memória nacional"; e nos efeitos que a imposição de um "estilo jornalístico", a exigência do diploma e a reorganização do mercado de trabalho tiveram - e têm - sobre a organização e a escrita, cada vez mais sistematizada, das trajetórias consideradas exemplares para a área.

Keywords : Jornalismo; Memória; Manuais de Estilo; Cultura; Indústria Cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese