SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Reportagem, memória e história no jornalismo brasileiroUsos de sex toys: a circulação erótica entre objetos e pessoas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Mana

versão impressa ISSN 0104-9313

Resumo

GRAHAM, Laura R.. Citando Mario Juruna: imaginário linguístico e a transformação da voz indígena na imprensa brasileira. Mana [online]. 2011, vol.17, n.2, pp.271-312. ISSN 0104-9313.  https://doi.org/10.1590/S0104-93132011000200002.

No presente artigo, revelo os mecanismos textuais que influentes editores de notícias empregaram para manipular a compreensão popular acerca de Mario Juruna, líder xavante que desempenhou um papel importante no avanço da democracia durante a ditadura militar brasileira e se tornou o primeiro indígena eleito para o Congresso Nacional. Argumento que os editores usaram as mensagens implícitas da representação da linguagem para encetar mudanças na percepção do público a respeito do líder xavante, mudando, com isso, a opinião a seu respeito. O caso Juruna evidencia que os recursos linguísticos são ferramentas poderosas que instituições hegemônicas, como a imprensa e outros grupos dominantes, podem empregar para promover seus próprios interesses, influenciando a opinião pública em questões de importância política e social.

Palavras-chave : Política linguística; Discriminação linguística; Política de representação; Prática de textualização; Mídia impressa; Indianidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons