SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Usos de sex toys: a circulação erótica entre objetos e pessoasMas eu fui uma estrela do futebol! As incoerências sociológicas e as controvérsias sociais de um militante sem-terra sul-africano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Mana

versão impressa ISSN 0104-9313

Resumo

GRIMSON, Alejandro  e  BAEZA, Brígida. Desajustes entre nível de renda e hierarquias simbólicas em Comodoro Rivadavia: sobre as legitimidades da desigualdade social. Mana [online]. 2011, vol.17, n.2, pp. 337-363. ISSN 0104-9313.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132011000200004.

O artigo analisa uma situação em que trabalhadores fortemente estigmatizados têm níveis de renda mais altos do que aqueles que os estigmatizam. Desta forma, afirmamos que na cidade patagônica de Comodoro Rivadavia há um desajuste entre hierarquias simbólicas e nível econômico. Interessados nas desigualdades sociais e nos modos pelos quais elas se legitimam culturalmente, trabalhamos em conjunto com um antropólogo residente em Buenos Aires e uma antropóloga local. Um caso excepcional como o de Comodoro nos revela aspectos dos casos supostamente "normais", nos quais as hierarquias de prestígio são mais ou menos proporcionais aos níveis de renda. Em segundo lugar, ele nos permite perceber que os casos em que esta correlação não se verifica são mais usuais do que o registrado nos estudos atuais. Em terceiro lugar, ele possibilita obter uma conclusão sociológica com implicações políticas: a redistribuição econômica é uma condição necessária, mas não suficiente para uma redução multidimensional da desigualdade.

Palavras-chave : Política linguística; Desigualdade; Hierarquias; Identidades; Classificações; Prestígio; Petroleiros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português