SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Práticas territoriais indígenas entre a flexibilidade e a fixaçãoA"arma da cultura" e os "universalismos parciais" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mana

versão impressa ISSN 0104-9313

Resumo

LOPES, José Sergio Leite. Memória e transformação social: trabalhadores de cidades industriais. Mana [online]. 2011, vol.17, n.3, pp. 583-606. ISSN 0104-9313.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132011000300004.

O artigo, apresentado anteriormente como conferência proferida em concurso, trata dos usos da antropologia social do trabalho no momento em que grande número de grupos de trabalhadores, numa escala internacional, é atravessado por transformações atingindo identidades coletivas anteriormente construídas. Argumenta-se que, se a memória coletiva é um instrumento para a transformação social, certas grandes transformações também estimulam a demanda premente por uma memória objetivada e transmissível. Além disso, a memória, ela própria, transforma-se ao longo do tempo de acordo com as necessidades e as disputas do presente, podendo tornar-se, em certas circunstâncias, um elemento de coesão ou, inversamente, um campo de novos conflitos sociais. Procura-se mostrar que as especificidades históricas dos grupos de trabalhadores como os apresentados no texto podem ser estratégicas para o avanço do conhecimento, ao se chamar a atenção para certas configurações de vontades coletivas e de imponderáveis da vida real na escala de desenvolvimentos históricos imprevistos. Por um lado, são comparados operários industriais do açúcar e, por outro, operários e operárias têxteis, segundo suas diferentes concepções de história. Mostra-se ainda como uma etnografia de longa duração com estes últimos operários e operárias pode ser apropriada por eles na construção de uma experiência de antropologia visual.

Palavras-chave : Demanda social por memória coletiva objetivada; Hipótese da tradição transformadora; Desobreirização e história incorporada; Disputa pela memória e pelo patrimônio industrial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português