SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Fazer cultura. Fazer(-se) estado: vernissages e performatividade de estado em CórdobaA casa de Joana Dark: drama e montagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Mana

versão impressa ISSN 0104-9313

Resumo

CAGGIANO, Sergio. Conexões e entrecruzamentos: configurações culturais e direitos em um circuito migratório entre La Paz e Buenos Aires. Mana [online]. 2012, vol.18, n.1, pp. 63-90. ISSN 0104-9313.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132012000100003.

A partir de um conflito entre imigrantes bolivianos em Buenos Aires em torno do “trabalho escravo” nas oficinas de costura da cidade, o artigo trata da relação entre direitos (“ocidentais”) e formas culturais aymaras ou andinas. Como são qualificadas essas relações de trabalho quando envolvem trabalhadores e proprietários (ou administradores) bolivianos/andinos? A cultura aymara problematiza a ideia de exploração laboral e a exploração laboral problematiza a cultura aymara. O artigo foca o circuito migratório transnacional e a circulação heterogênea que o conforma (pessoas, dinheiro, objetos, saberes e práticas culturais) para tentar compreender aquele conflito. Com base na análise da convivência enredada de direitos e traços culturais aymaras, proponho que o cruzamento e a sobreposição de instituições e de “lógicas” culturais, sociais, econômicas e políticas são um componente constitutivo desses processos de circulação.

Palavras-chave : Direitos; Cultura aymara; Exploração laboral; Circuito migratório.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português